4 informações financeiras que todo empresário deveria saber

4 informações financeiras que todo empresário deveria saber

novos_comecos (1)

É muito provável que você não seja um super fã de finanças, mas como empresário é fundamental que você saiba pelo menos essas 4 informações abaixo:

1.Qual o mínimo que sua empresa deve faturar para não ter prejuízo?

Sua empresa tem uma série de custos fixos, aqueles em que faça sol ou faça chuva você irá ter de pagar.  Então, você precisa saber qual o Ponto de Equilíbrio do seu negócio, ou seja, o mínimo de faturamento que você precisa para não ter prejuízo – mas também não ter lucro, podemos dizer… fica elas por elas.

Mais fique atento, o Ponto de Equilíbrio não é igual às suas despesas fixas. Exemplo: tenho 20 mil de contas fixas (entre salários, luz, telefone, contador, etc.). O ponto de equilíbrio não é 20 mil!

Não é? Não, não é.

Porque além dos 20 mil de contas fixas, você ainda tem as contas variáveis, e você precisa ds despesas variáveis para calcular a margem de contribuição, para daí sim calcular o ponto de equilíbrio.

2.Qual o mínimo que você tem que faturar para pagar um novo funcionário?

Primeiro você precisa entender que o salário do funcionário não é o custo total dele. Mas, como assim?

Há VTs e VRs para pagar, adicional de férias, décimo terceiro e, ainda, FGTS e INSS (alíquotas dependem do regime tributário) sobre tudo isso.

Então, por exemplo, se um funcionário tem um custo total de R$ 2.000 por mês, qual o mínimo que sua empresa terá de faturar a mais apenas para pagar o salário dele? É a mesma lógica da questão anterior!

3.Para onde vai o seu dinheiro?

Praticamente todos os dias você recebe muito e muito dinheiro, mas parece que sua conta corrente tem um buraco negro que consome todo aquele dinheiro. Mas exatamente pra onde foi toda essa grana?

Você precisa saber detalhadamente para onde foi cada centavo que entrou na sua empresa. Afinal, como você vai conseguir cortar custos se você não sabe quais os custos mais representativo?

 

4.Qual o seu lucro?

Se você não souber exatamente o lucro (ou prejuízo) da sua empresa, o que você sabe? O lucro nada mais é que a diferença entre todas as entradas e todas as saídas. E quando dizemos exatamente, é exatamente mesmo. Não existe “meu lucro foi cerca de 1 mil reais”. Existe “meu lucro foi de R$ 1.132,23 neste mês”.

E mais que saber o lucro ou prejuízo, você deve saber o por quê deste lucro ou prejuízo, ou seja, as causas de um determinado ganho ou de uma perda. E é óbvio que para saber esta informação você tem que ter pleno controle de cada centavo que entra ou sai da empresa.

E para ter controle sobre cada centavo você precisa ter integração entre os departamentos financeiro, comercial, estoque e faturamento, só assim você terá todas as informações, e informações confiáveis para você fazer a análise do seu negócio.

O Mentor Soft by KM Sistemas é um software completo que te dá a integração e informações necessárias de cada departamento da sua empresa. Além disso a KM oferece o treinamento na implantação do software para sua equipe ficar afiada com o novo sistema de gestão.

Agende um atendimento e entenda melhor como o Mentor Soft by KM Sistemas pode ajudar você.

Entre em contato conosco 43 3424-2300 ligue e agende um bate papo (comercial@kmsistemas.com.br).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>