Atenção: Vírus estão invadindo Servidores…

atencao

Nos últimos meses, percebemos um grande aumento no número de invasões aos servidores, nestas invasões os “Crackers” renomeiam todos os arquivos encontrados na máquina e inutilizam o seu uso até que seja pago uma quantia em dinheiro estipulada por eles. Visando a sua segurança segue algumas das medidas simples que podem evitar todo este transtorno.

1.  Cuidado com senhas fracas ou usuários sem senhas.

Sequencias como 123, 1234, etc. são muito fáceis para descobrir até para quem não é crackers! Utilize de senhas com Letras maiúsculas, acentuações e caracteres especiais;

2.  Usuários do Acesso Remoto.

Usuários que utilizam o acesso remoto geralmente são os preferidos dos crackers, pois precisam do IP externo para acessar DIRETAMENTE o servidor, caso você seja uma dessas pessoas que utiliza esse tipo de conexão, recomendamos que não utilize navegadores, e-mails, etc. enquanto você utiliza o Servidor pois ele pode ser infectado e facilitar a entrada do Cracker, e ainda utilize de senha alfa-numérica.

3. Transferir Arquivos

Todos os computadores da sua empresa estão conectados tanto pela internet quanto por uma rede local, se utilizamos para baixar um arquivo com vírus por engano, toda a minha rede (empresa) pode ser prejudicada! Consulte seu Técnico antes de fazer qualquer download ou fazer uma transferência!

4. Backup

Nunca se esqueça de fazer o Backup pois em casos como este, o ÚLTIMO backup disponível pode ser restaurado, faça backups diários e os salve em um pendrive ou HD externo.

5. E-mail’s

Cuidado ao abrir e-mail’s de desconhecidos, geralmente pedindo para abrir link’s ou anexos.

Clientes KM:

  • Contate o técnico de hardware para viabilizar o backup e salvá-lo não somente no Servidor, mas sim em outras máquinas;
  • Verifique a vulnerabilidade de senhas de computadores e principalmente do Servidor;
  • Salvar os arquivos em HD / Drive a parte diariamente, sejam eles:
    • Backup diário do sistema;
    • Fotos de produtos;
    • Imagens de layout;
    • Arquivos XML.

Se você já foi vítima desta situação então sabe que o trabalho para retomar as atividades é demorado e muito árduo, e que infelizmente em alguns casos não há possibilidade de recuperar os arquivos.

Em caso de dúvidas por favor entrem em contato.

Vamos crescer juntos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>