Sua empresa vende, vende mais não fatura?

Sua empresa vende, vende mais não fatura?

vende_e_nao_fatura

Dias de trabalho duro, agenda lotada de visita à clientes, o televendas funcionando a todo o vapor e o faturamento fazendo horas extras para dar conta de todos os pedidos. Masssssssssss no fechamento do mês você percebe que trabalhou muito mais o lucro não correspondeu ao volume de trabalho.

Você sabia que LUCRO e FATURAMENTO não são a mesma coisa? Pois é, e entender a diferença entre essas duas nomenclaturas é essencial para não ficar frustrado e evitar a sensação de que a empresa vende, vende mas não fatura!

Confira a explicação a seguir.

O que é faturamento?

Faturamento é todo o dinheiro que ENTRA na sua empresa através da venda dos seus produtos ou serviços.

Sabe toda aquela quantia que você recebe quando emite os seus boletos bancários ou quando recebe à vista? Ele é o seu faturamento.

O valor dos impostos que a sua empresa deve pagar (como por exemplo COFINS, ICMS, PIS) sempre são relacionados ao seu faturamento.

O que é lucro?

Antes de dizer o que é lucro, precisamos te explicar a diferença entre custo fixo e variável. O custo fixo é aquele que existe independentemente da quantidade de serviços que você presta, ou dos itens que vende. Por exemplo: a sua internet é um custo fixo. No final do mês você precisa pagar essa fatura, tendo atendido apenas um cliente ou vinte.

Já o custo variável é aquele que depende da quantidade de serviços ou bens produzidos pela sua empresa. Aqui entra a matéria-prima, por exemplo. A quantidade de tecidos que você precisa comprar para produzir camisetas, depende do número de pedidos que sua empresa tem num determinado mês.

Já o lucro divide-se em duas categorias: o BRUTO e o LÍQUIDO.

O lucro bruto é igual ao valor faturado menos a soma dos custos variáveis:

faturamento – custos variáveis = lucro bruto

O lucro líquido é igual ao valor faturado menos a soma dos custos variáveis, dos custos fixos e dos impostos:

faturamento – custos variáveis – custos fixos – impostos= lucro líquido

Entendeu?

Você notou que nos exemplos que citamos foi simples identificar a diferença entre lucro e faturamento? Atrás de cada informação complementar de uma empresa tem um sistema de gestão que relata detalhadamente o que entra, sai, gera e impulsiona a vida da empresa.

Este sistema de gestão permite e principalmente gera os resultados que você não precisa fazer manualmente. Somente um software completo e preciso, consegue fornecer informações relevantes para tomadas de decisão, colocando você a par de tudo que precisa. Assim se você estiver apenas faturando, o software vai apresentar esta informação e te por alerta para busca de maior lucro, – se já estiver obtendo lucro, que bom – então é só manter a estabilidade e atingir novos objetivos.

Gostou deste conteúdo? Conhece outras pessoas que não sabem a diferença entre lucro e faturamento? Então que tal compartilhar este post em suas redes sociais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>